Jostein Gaarder
Jostein Gaarder (Oslo, 8 de agosto de 1952) é um escritor, professor de filosofia e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias.
É filho de Knut Gaarder ( diretor de uma escola ) e Inger Margrethe Gaarder ( professora ) - ambos norueguêses. Cursou o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen. Tem agora ( em 2018 ) 66 anos, o pai tem 94 e a mãe morreu em 1993.
O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, cujo enredo gira em torno de uma menina instruída e amparada por um filósofo. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 40 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, se dedicar integralmente à produção literária.