Scott Adams
Scott Adams (Windham, 8 de junho de 1957) é um cartunista norte-americano, o criador da história em quadrinhos Dilbert e autor de várias obras de não-ficção de satíricas de negócios. O personagem Dilbert, inspirado nos anos em que o autor trabalhou na Pacific Bell, ganhou destaque nos EUA durante o período de downsizing na América dos anos 1990 e alcançou uma audiência mundial.
Adams trabalhou em vários cargos de negócios antes de se tornar um cartunista em tempo integral em 1995. Ele escreve de forma satírica, muitas vezes sarcástica, sobre o cenário social e psicológico dos trabalhadores de colarinho branco nas corporações modernas.
Adams cunhou várias palavras e frases ao longo dos anos, incluindo Confusopólio (empresas que se mantêm à tona apenas enganando intencionalmente seus clientes), Princípio Dilbert (uma variante em forma de sátira do famoso Princípio de Peter), Elbonia como abreviação de trabalho offshore, e Pointy-Haired Boss /PHB e Induhvidual como insultos.
Adams recebeu reconhecimento por seu trabalho, incluindo o Prêmio Reuben da National Cartoonist Society e o Prêmio Newspaper Comic Strip de 1997 por seu trabalho em Dilbert. Ele subiu no ranking da European Foundation for Management Development (EFMD) dos 50 pensadores de gestão mais influentes, ficando em 31º em 2001, 27º em 2003, e 12º em 2005, mas caiu para 21º em 2007. Ele não colocou em 2009.
Ele recebeu o Prêmio NCTE George Orwell por Contribuição Distinta para Honestidade e Clareza em Linguagem Pública por sua participação em "Mission Impertinent".